Beleza

Pele exige cuidado extra no frio


Postada em 17/06/2019 às 09:00


Tanto o rosto como corpo estão sujeitos aos ressecamento e, por isso, a atenção deve ser redobrada

Por Marília Montich

A pele merece cuidados não apenas no calor, quando estamos mais expostos à ação dos raios solares. No frio, tanto o rosto como corpo estão sujeitos ao ressecamento e, por isso, a atenção deve ser redobrada.

É importante nesta época do ano investir em uma alimentação mais saudável, rica em vitaminas e antioxidantes. Tal medida pode trazer benefícios a médio e longo prazo.

Outras dicas valiosas são evitar banhos muito quentes e diminuir a frequência das esfoliações, a fim de minimizar o desgaste da barreira cutânea.

Deixe a preguiça de lado e use hidratantes após o banho, momento em que os poros estão abertos e os componentes dos cremes penetram melhor. Além disso, eles impedem a evaporação da água da camada interna da pele.

Não esqueça de tomar pelo menos dois litros de água ao longo do dia. A vontade de se hidratar costuma ser mais intensa no verão, quando transpiramos mais. Mas no inverno essa necessidade do organismo continua e você deve fazer aquela forcinha para estar sempre com o copo em mãos.

Ainda no frio, o uso do protetor solar é indispensável. O sol continua presente, mesmo que em menor intensidade, e a luz do escritório também age negativamente sob a pele, podendo gerar até manchas.

Por fim, dê atenção aos lábios, que costumam ressacar nesta estação. Protetores labiais, lip balms ou manteigas de cacau são boas pedidas.