Moda

Como escolher o biquíni ideal


Postada em 23/04/2019 às 12:11


De acordo com o formato do seu corpo, é possível encontrar peças que valorizem seios ou quadris

É comum que, a partir do início da primavera e aproximação do verão, as mulheres comecem a sair em busca do biquíni ideal, que vá valorizar seu corpo e deixá-la ainda mais linda para curtir o período mais quente do ano.

Porém, a escolha do biquíni nem sempre é uma tarefa fácil! Para as mulheres que são mais ligadas ao formato do corpo e ao peso, é normal que surjam algumas dúvidas. Que tipo de peça valoriza meus seios? Tem como disfarçar meus quadris largos? E outras questões que, com respostas corretas, podem ajudar muito na compra do biquíni ideal.

Ana Vaz, consultora de imagem e estilo, destaca que, na hora de comprar o biquíni ideal, a mulher deve levar em consideração alguns fatores: “estilo pessoal, sua relação com o próprio corpo (algumas não se importam com o peso e formato de corpo, outras se desesperam com um grama a mais) e o corpo em si”, diz.

Abaixo, a consultora de imagem e estilo dá algumas dicas de que tipo de biquíni combina mais com determinado formato de corpo. Confira:

Corpo oval

O corpo oval é aquele que tem a região da cintura como a mais larga do corpo (mais que ombros e quadris). “Então a dica é optar por biquínis maiores, de alças mais largas e afastadas do pescoço, e de calcinha mais alta e de lateral mais larga”, explica Ana Vaz.

Corpo triângulo

Neste caso, como o volume da silhueta se concentra na região dos quadris, o destaque do biquíni pode ir para a região do busto. “O top pode ser mais colorido ou estampado que a calcinha, ter alças afastadas do pescoço (para alargar ombros), por exemplo. As calcinhas podem ser levemente altas, cava média e lateral média, em cores mais discretas e sem detalhes nas laterais (como laços, nós, fivelas, etc.)”, diz a consultora Ana Vaz.

Corpo triângulo invertido

“Como os ombros são mais largos do que os quadris, valem os tops com alças próximas do pescoço, de espessura média, em cores ou padronagens mais discretas do que as da calcinha”, diz Ana Vaz. “Já a calcinha pode ter enfeites e detalhes nas laterais, criando a ilusão de mais quadril. Pode ainda ser mais baixa e de espessura média ou fina – as hotpants, no entanto, funcionam também”, acrescenta.

Corpo ampulheta

“Como, neste caso, o formato do corpo é muito proporcional, a mulher pode escolher mais focada em suas preferências do que quer ressaltar. Se for quadril, seguir dicas do triângulo invertido, se for ombros, seguir dicas do formato triângulo”, explica a consultora.

A busca pelo biquíni ideal

Embora adore o verão, para Talita Freitas, 26 anos, psicóloga, a compra do biquíni foi sempre uma tarefa complicada. “Como tenho seios muito grandes e me incomodo com eles, é muito difícil achar um modelo que dê certo no meu corpo e que eu goste. Atualmente, com a possibilidade de comprar as partes (calcinha e top) separadas, melhorou um pouco. Mas, há alguns anos, eu sofria bastante, pois quando dava certo a parte de cima, a calcinha era muito grande. E quando eu gostava do modelo da calcinha, não tinha top que cobrisse os meus seios”, relata.

“Mas em breve esse meu sofrimento com a compra do biquíni vai terminar. No próximo ano, farei uma cirurgia de redução dos seios e acredito que a escolha do biquíni ideal para mim ficará bem mais simples”, acrescenta Talita.

E os maiôs?

De acordo com a consultora Ana Vaz, os maiôs são indicados para todas as mulheres que gostem de usá-lo, independentemente do formato do seu corpo. “A ideia de tipos de alças e concentração de detalhes segue o raciocínio das indicações dos biquínis. Mas vale lembrar que maiôs em tons profundos/escuros afinam mais a silhuetas dos que os claros”, diz.

Tendências

Conforme explica Ana Vaz, as tendências da moda praia acompanham as da moda em geral. “Por isso, para esta primavera e para o próximo verão, cores vivas e estampas variadas (florais grandes, azulejos, étnicos, geométricos, animal, print) estarão muito em alta”, diz. “Além dos biquínis comportados, com ar mais retrô, que também têm ganhado destaque”, acrescenta.

Fonte: dicasdemulher.com.br