Beleza

Conheça os passos para ter pés sempre bem cuidados


Postada em 27/06/2019 às 09:00


São eles que carregam o nosso peso e aguentam o cansaço do dia a dia e, por isso, precisam de atenção especial

Por Marília Montich

Para ter pés sempre bonitos e saudáveis é preciso manter uma rotina de cuidados básicos. São eles que carregam o nosso peso e aguentam o cansaço do dia a dia e, por isso, precisam de atenção especial.

Toda mulher sabe que as unhas devem ser foco de zelo. É recomendado que se vá à manicure de 15 em 15 dias para cortá-las e lixá-las. Evite tirar os cantinhos para não encravar ou infeccionar. Apesar da tentação em meio a tantas cores disponíveis, procure deixá-las sem esmalte ou base por alguns dias. Outro ponto importante é a cutícula. Ela serve como uma barreira protetora, evitando a entrada de micro-organismos. Procure não tirá-la também.

A hidratação dos pés é essencial. Passe creme após o banho, pois é o momento em que os poros estarão dilatados, facilitando a absorção. Ao escolher um hidratante, prefira os que contêm glicerina ou manteiga de karité na fórmula. Se o seu objetivo for renovar as células, os produtos com ácido salicílico ou glicólico são boas pedidas.

Se possível, coloque os pés para cima após a hidratação. Isso diminui o inchaço e o cansaço dessa parte do corpo.

Pelo menos uma vez por semana, é interessante fazer uma esfoliação para remover as células mortas e deixar a pele lisa. Existem produtos específicos para este fim em farmáias ou perfumarias.

Não lixe muito os pés, pois a frequência pode causar rachaduras, favorecendo a entrada de bactérias ou fungos.

No banho, use uma bucha natural para facilitar a remoção de resíduos e de pele morta.

Na hora de secar, dê atenção especial para o vão entre os dedos. Isso porque a umidade nesse local pode causar frieira.

Por fim, para evitar o temido chulé, utilize talcos ou desodorantes específicos para esta área. Esses produtos são eficientes para manter a produção de suor controlada.