Turismo

João Pessoa oferece sossego e paisagens de tirar o fôlego


Postada em 09/05/2019 às 09:00


Capital ainda é pouco explorada pelo turismo, mas encanta quem se propõe a conhecê-la

Por Marília Montich

Nada melhor do que desfilar um biquíni novo em um lugar paradisíaco. Viajar alimenta a alma e recarrega as energias após períodos de muito trabalho e dedicação. Trata-se daquele descanso merecido e necessário.

Dica de destino onde se pode encontrar paz, belezas naturais e muita receptividade é João Pessoa, na Paraíba. A capital nordestina é a oitava cidade mais populosa da região, com 800.323 habitantes estimados em 2018. Fundada em 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, ela é terceira capital de Estado mais antiga do País.

Agora no mês de maio, João Pessoa se encontra em período de chuva, que se estende até julho. Porém, as altas temperaturas permanecem e é possível aproveitar bem a experiência.

Jampa, como é carinhosamente conhecida, abriga belíssimas praias e piscinas natuais. O antigo e o moderno se fundem em sintonia, pois ao mesmo tempo que o município exibe prédio modernos, casarões e igrejas antigas mantêm vivos a história do nosso Brasil.

Na região central, o turista se depara com as praias de Tambaú e Cabo Branco. São bastante procuradas e oferecem ótimo banho. Quiosques servem bem quem passa o dia nos locais.

Mais ao norte, a praia do Bessa é mais tranquila e atende bem quem deseja sossego. O mar de águas claras faz qualquer um relaxar.

Piscinas naturais do Seixas e Picãozinho são um espetáculo a parte. Elas são formadas por corais ricos em animais marinhos e aparecem na maré baixa. Quem quiser conferi-las de perto deve ficar atento à tábua da maré.

Vale também visita ao município de Conde, vizinho a João Pessoal, no litoral sul do Estado. Lá está a praia de Tambaba, conhecida principalmente pela área naturista, sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal. Os mais conservadores também podem frequentá-la, pois uma parte dela é reservada para quem ainda prefere fazer valer o investimento na roupa de banho.

No mesmo município, a praia do Coqueirinho oferece aos banhistas água morna e calma, além de falésias coloridas. Aproveite para subir no mirante Dedo de Deus, onde é possível ter visão completa do entorno.

Já em Cabedelo, também vizinha a Jampa, há o famoso pôr do sol ao som de Jurandy do Sax. Todos os dias, perto das 17h, quando o sol começa a se pôr, o músico percorre as águas do Rio Paraíba tocando seu instrumento e encantando os espectadores. A apresentação pode ser acompanhado da terra ou de barcos-bares.

Apesar de oferecer tantas atrações, João Pessoa ainda não é uma capital nordestina muito procurada para o turismo se comparada a outras da região. Isso faz com que os preços sejam bem mais competitivos, sendo considerado um destino bem em conta e que vale muito a pena ser apreciado.